Porto Alegre é a terceira capital do País a lançar o Integra, novo programa da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) em parceria com o Sebrae. A iniciativa reúne qualificação de pequenos negócios e formalização de empreendedores individuais em cidades que receberão a Copa do Mundo de 2014. O lançamento foi feito no Tá na Mesa desta quarta-feira, dia 21, pelo coordenador nacional do Integra, Valério Figueiredo, que explicou a operação, as metas e o funcionamento do projeto. Segundo ele, os cursos terão como foco turismo e prestação de serviços. ‘Na segunda quinzena de abril já estarão disponíveis’, acrescentou Figueiredo.
Além de Porto Alegre, o Integra será implantado, inicialmente, em mais 11 capitais: Rio de Janeiro, Manaus, Fortaleza, Recife, Natal, Salvador, Brasília, Campo Grande, Belo Horizonte, Curitiba e São Paulo. Como sedes do maior evento de futebol de mundo, essas cidades vão atrair uma série de oportunidades de negócios. Com dois anos de duração, o programa deve ser estendido para outras cidades dos estados já incluídos nas ações do Integra.
A CACB definiu algumas metas do Integra para os próximos dois anos, como capacitar 50 mil pessoas e qualificar 15 mil estabelecimentos empresariais. Para isso, a CACB vai criar o selo Excelência em Gestão, concedido aos estabelecimentos que seguirem uma série de regras. Está prevista também a formalização de seis mil empreendedores individuais e a capacitação de três mil empresários desse segmento.
A Confederação irá articular com instituições financeiras públicas e privadas o acesso mais facilitado a financiamentos e outros serviços. O objetivo é oferecer ao microempresário R$ 200 milhões em produtos e serviços bancários, como seguro e microcrédito. Cabe a CACB levar o programa às Federações estaduais que irão disseminar as ações do Integra junto às associações comerciais. Depois de ter sido lançado no Rio (09.03), São Paulo (20.03) e Porto Alegre, o Integra será lançado em Belo Horizonte, no dia 3 de abril.

SERVIÇO
Cursos disponíveis:

– Inglês e espanhol
– orientação para acesso ao microcrédito
– cálculo de preço me venda
– planejamento de negócios de sucesso
– técnicas de venda
– liderança
– motivação no trabalho
– contabilidade
– gestão de compras
– marketing para iniciantes
– vendas pela internet


Fonte:  Assessoria de Imprensa FEDERASUL