Certificados de Origem



 A CICS e a FEDERASUL – Federação das Associações Comerciais do Rio Grande do Sul – mantêm um convênio, desde 1998, que permite à CICS a emissão e o fornecimento de Certificados de Origem que amparem exportações brasileiras de acordo com a Portaria Interministerial n° 17, de 04 de dezembro de 1997.

A CICS oferece o serviço de emissão de certificados de origem a todas as empresas de Canoas e da região metropolitana, com desconto de 50% para sócios.

Na CICS você encontra um atendimento exclusivo, rápido com qualidade e credibilidade.

 

O que é?

Certificado de Origem é um documento que tem por finalidade atestar a origem da mercadoria do país exportador, bem como especificar as normas de origem negociadas nos acordos comerciais entre países.

É um documento essencial, pois permite que os importadores obtenham vantagens comerciais entre os países participantes de acordos, que se dão através de margens de preferências, representadas por percentuais incidentes sobre a alíquota do imposto de importação.

Modelos de Certificado de Origem


Acordos Comerciais

Acordos Regionais

§ Preferência Tarifária Regional (PTR): consiste em uma redução percentual dos encargos tarifários aplicáveis as importações dos países participantes, reciprocamente, outorgados durante a negociação do Acordo Comercial. É aplicada nas seguintes projeções:

Acordos de Alcance Parcial

§ Acordos de Complementação Econômica (ACE): Visam facilitar a penetração dos produtos no mercado internacional e impulsionar o desenvolvimento equilibrado e harmônico dos países-membros.

Os ACE’s prevêem o estabelecimento de *Zonas de Livre Comércio entre seus países participantes.

*ZLC – Consiste na eliminação de todas as barreiras tarifárias e não tarifárias, que incidem sobre o comércio dos países do grupo.

Maiores informações podem ser obtidas na CICS, pelo e-mail certificados@cicscanoas.com.br ou pelo telefone  51 3466.4666.