O Movimento BR Livre, criado no final de 2008 pelas entidades que integram a Regional Vale do Sinos da Federasul, vai cobrar das autoridades maior celeridade no processo de construção do viaduto sobre a BR 116 junto ao pórtico de entrada de Sapucaia do Sul. Depois de várias promessas, a informação mais recente é de que o edital deverá ser lançado até o mês de abril. “Estamos mobilizados há três anos e assim continuaremos até que a BR consiga realmente se transformar numa via expressa”, lembra a vice-presidente regional da Federasul, Simone Diefenthaeler Leite, também presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Canoas.

O Movimento BR Livre não descarta a realização de ações de maior impacto junto à comunidade, como foi o caso das iniciativas realizadas na BR 116 junto à Praça do Avião em Canoas, na então sinaleira da Unisinos,em São Leopoldo, e próximo à ponte do Rio Gravataí, na divisa entre Canoas e Porto Alegre. Na ocasião, um grupo de empresários distribuiu panfletos e adesivos aos motoristas, alertando para a necessidade de uma mobilização geral em torno das obras.

Também foram colocados front lights ao longo da rodovia, e um deles fazia referência direta ao viaduto de Sapucaia do Sul. “Depois de 3 anos podemos comemorar algumas conquistas, sendo a mais recente a entrega do viaduto da Unisinos, embora ainda haja a questão da sinaleira para a travessia dos pedestres. Mas o acesso a Sapucaia ainda é um ponto crítico para a mobilidade urbana de toda a região. Também precisamos estar atentos às mudanças de diretorias dos órgãos responsáveis”, afirma Simone Leite.

 

A Regional Vale do Sinos da Federasul é composta pelas associações comerciais e câmaras de indústria, comércio e serviços de Canoas, Nova Santa Rita, Esteio, Sapucaia, São Leopoldo, Portão, Sapiranga, Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha.

De Zotti – Assessoria de Imprensa