Porto Alegre/RS – A implantação de uma nova alternativa na estrutura aeroportuária do RS “é uma necessidade imperiosa para uma nova realidade em termos de desenvolvimento para o nosso estado”. A manifestação é do deputado Giovani Feltes (PMDB), durante ato de instalação da Frente Parlamentar em favor do projeto do novo Aeroporto Internacional 20 de Setembro, na terça-feira (10). “Vamos ficar esperando que uma crise se estabeleça diante das limitações técnicas do Aeroporto Salgado Filho?”, instigou Feltes, que será o primeiro coordenador da Frente Parlamentar.

O deputado salientou a urgência de uma definição sobre o projeto do Aeroporto 20 de Setembro diante das demandas crescentes no setor. “Mesmo com todos os investimentos no Salgado Filho, em poucos anos estará novamente sua capacidade máxima, sem falar nos problemas constantes de cancelamentos dos voos por causa da neblina”, acrescentou Feltes. Além do transporte de passageiros, uma das preocupações centrais do deputado se relaciona com o embarque de cargas, “o que se reflete diretamente na competitividade da indústria gaúcha”.

Ele ressaltou a iniciativa de um grupo de voluntários que lançaram a mobilização de um torno de novo aeroporto para o RS, em especial ao jornalista Mário Gusmão, presidente do Conselho do Grupo Editorial Sinos. “Precisamos mostrar a força do estado nesta luta. Uma bandeira que não tem cor partidária, mas tem tamanho”, enalteceu.

Prestigiando a solenidade de instalação da Frente Pró-Aeroporto 20 de Setembro, o secretário estadual de Infraestrutura e Logística (Seinfra), Beto Albuquerque, renovou o apoio oficial do governo “nesta causa do estado”. Ele também referiu os problemas de operação no Salgado Filho “que é uma cercanias de conflito” para justificar a necessidade de uma nova estrutura. “Em oito anos, o Salgado Filho estará esgotado. Esta é uma ação para que o Rio Grande do Sul não fique prejudicado no futuro”, destacou o secretário.

O presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Postal (PMDB), destacou a inovação que prevê o rodízio de deputados da região do Vale do Sinos no comando da Frente Parlamentar. “Isso demostra uma conjunção de esforços em favor deste projeto”, afirmou Postal, destacando como importante a decretação de utilidade pública da área localizada entre as cidades de Portão e Nova Santa Rita. “Precisamos ultimar os estudos e quem sabe buscar uma solução através do modelo das PPPs (Parceria Público-Privadas)”, observou o presidente.

Fonte: Aldemir Lauri Kerschner – Assessoria de Imprensa do deputado Giovani Feltes