Com a intenção de promover uma dinâmica de fácil entendimento sobre o mundo de negócios, o CEO da CMI Brasil e membro do Conselho de Administração da CMI Interser, Henri Krause, apresentou a origem do Projeto de Negociação da Universidade de Harvard, falando sobre capacitação e formas que empresas podem adquirir para melhorar seus resultados em negociações.

O Almoço de Ideias, no dia 10 de maio, contou com uma atividade proposta por Krause para fazer os convidados repensarem o modo com que lidam com suas concessões. Em uma demonstração rápida, que remete ao jogo “queda de braço”, ele incentivou os presentes a um jogo de “puro egoísmo”, em que cada jogador deveria procurar fazer o maior número de pontos possíveis.

Ao final da atividade, sem surpresa nenhuma,ele aponta que a maior parte dos presentes não realizou nenhum ponto. Isso se deu pela suposição pré-estabelecida que cada um teve da atividade que Krause propôs. Em nenhum momento foi afirmado que o jogo era uma questão de força, ou quem sairia “superior ao outro”, mas sim mostrar a necessidade de um entendimento que, em uma negociação, ganhar é diferente de ter sucesso.

O jogo teve a intenção de apontar como funciona a disputa entre pró-atividade e reatividade, algo comum em negociações e que sempre traz consigo um elemento importante na vida das pessoas: o medo. Em uma situação de medo, cada pessoa procura sua zona de conforto, algo que já conhece para executar suas ações, e assim, não se permite ver as situaçõespor outro ângulo.

“Quantas vezes em um contrato focamos apenas nas coisas que nos interessam, no que poderemos ganhar, e não nos atemos ao que realmente importa?”,  destacou o Palestrante. A experiência tem como função possibilitar a percepção das dificuldades e das necessidades de um processo de negociação que, para o sucesso, é necessário desconstruir a visão de “um lado vitorioso”, e sim começar a pensar em maneiras que as negociações se tornem favoráveis para ambos. As ideias apresentadas constituem um suporte e um instrumento fundamental para negociar, resolver conflitos e construir relações de longo prazo.

Após a palestra, Krause abriu espaço para os convidados retirarem suas dúvidas sobre maneiras de executar esse processo em diferentes situações e explicar detalhes que possam ter passado despercebidos.

 

Reconhecimento aos novos associados

Durante o evento, o presidente da CICS Canoas, Gildo Tavares, entregou um certificado aos novos associados da entidade, que estavam presentes, como forma de boas-vindas e reconhecimento a estas empresas. Desde o início do ano a CICS conquistou 21 novos associados.