Paulo Fritzen e Simone Leite, da CICS, ao lado do prefeito Jairo Jorge

Canoas/RS – Um passo importante para o rebaixamento da linha do Trensurb na área central de Canoas pode ser dado ainda em abril. A obra, que deverá ser contemplada pelo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC 2) do Governo Federal, pode ser anunciada pela presidente Dilma Roussef e pelo ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro. A expectativa do prefeito Jairo Jorge é de que o projeto executivo seja autorizado, junto com o anúncio de obras de saneamento para o município, ainda em abril.

De acordo com a senadora Ana Amélia Lemos, que palestrou no evento Almoço de Ideias promovido pela CICS no dia 30 de março, o ministro Aguinaldo Ribeiro prometeu fazer um estudo sobre o projeto. “O prefeito Jairo Jorge, a vice Beth Colombo e eu entregamos a ele um documento. Ele avaliou como muito bem feito e gostou”.

O presidente da comissão municipal que trata do rebaixamento do trem, Francisco Biazus, também integrante da diretoria da CICS e presidente do Comude, demonstrou entusiasmo com a informação de anúncio dos recursos. Segundo ele, a expectativa é receber o próprio ministro Aguinaldo Ribeiro em Canoas. “Esperamos que isto aconteça em breve”, afirmou Biazus

CUSTOS – O prefeito Jairo Jorge diz estar otimista com a notícia. “No encontro com o ministro pedimos que seja custeado o projeto executivo. Precisamos saber os custos reais. Temos os valores preliminares feitos pela prefeitura. Conforme o prefeito, a senadora Ana Amélia, durante sua presença na CICS, informou que a proposta estava bem encaminhada.

MOBILIZAÇÃO – A mobilização pelo rebaixamento do trem na área central de Canoas teve um dos principais momentos em maio de 2011, quando a CICS, em conjunto com várias entidades e representares do poder público, organizou a campanha “O muro tem que cair para Canoas se unir”. Na época o então presidente da CICS, Paulo Fritzen, declarou que a mobilização era um momento importantíssimo, pois “a cidade pode recuperar um erro do passado que causa, hoje, um transtorno muito grande na região central de Canoas, influindo na mobilidade de todo o município”.

Fonte: Diário de Canoas e De Zotti – Assessoria de Imprensa