Canoas/RS – Inovação, um diferencial competitivo no mercado, foi o tema do 2º Seminário promovido pelos cursos de Graduação e Pós-graduação em Engenharia de Produção e Logística da ULBRA Canoas, no sábado, 14/07. Para o coordenador do curso de Pós-graduação em Engenharia de Produção, Flávio Sá, a pretensão maior da iniciativa é discutir com os alunos a questão da produtividade e competitividade das organizações, considerando a necessidade de inovação permanente. “Entendo que a inovação começa dentro de nós. As empresas, o governo e as entidades educacionais precisam estar conectadas para formar pessoas e atrair novos negócios para comunidade”, enfatizou Flávio.

O seminário teve a apresentação de trabalhos de alunos da graduação e da pós em Engenharia de Produção. Quem também marcou presença foram os estudantes do curso de Engenharia de Produção da ULBRA Carazinho, que estiveram acompanhados do professor Fábio Redin. O diretor de Empreendedorismo e Atração de Investimentos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Canoas, Jerson Cunha, substituiu no evento o secretário da pasta, Eltamar Salvatori e palestrou sobre os três principais empreendimentos de logística que serão de grande impacto e importância para o município. “Os três empreendimentos atrairão investimentos para Canoas, sendo que um deles será em área pública e os outros dois em áreas privadas”, destacou Jerson, que também é egresso da Universidade.

Ao tratarem do tema escolhido, alguns participantes deixaram lições valiosas que podem servir de aprendizado. Dois bons exemplos vieram dos professores da Universidade Adriano Teiga e Marcelo Cabeda. Adriano, o primeiro a palestrar, destacou que na atualidade inovação é algo fundamental. Para ele o mercado sempre foi competitivo. “Agente fica tão preocupado em produzir e atingir as metas estabelecidas que não percebe que pode fazer diferente. Destaco três aspectos que considero fundamentais no trabalho: bom humor, irreverência e pressão”, explicou o professor, que atua ainda como consultor de empresas. Já Marcelo Cabeda falou sobre a gestão da inovação no ambiente empresarial, abordando os temas: sistematização, comunicação assertiva, racionalização de processos e gestão da qualidade. “Temos que fugir da burocratização da inovação. Todos podem inovar”, enfatizou Marcelo.

Fonte: André Bresolin  – Jornalista – Imprensa ULBRA