FotoAclic

Professor Maximiliano Carlomagno foi o palestrante do Almoço de Ideias realizado na CICS

Canoas/RS – Transformar a inovação em algo que possa ser materializado e implementado no dia a dia da empresa. Este foi o foco principal da palestra feita pelo consultor Maximiliano Selistre Carlomagno, especialista em gestão da inovação, durante o Almoço de Ideias promovido pela Câmara da Indústria, Comércio e Serviços de Canoas nesta quarta-feira (04/06). Falando para cerca de 140 pessoas, na sua maior parte empresários, políticos, dirigentes de entidades e formadores de opinião, o palestrante resumiu em alguns conceitos como deve ser feito o processo de inovação em uma empresa.

Entre as lições apresentadas, Carlomagno ressaltou a importância de tratar o tema como um processo gerenciado, e não considerar que o sucesso de uma ideia é obra do acaso ou de um golpe de sorte. “A inovação deve ser um processo continuado, é algo novo, de alto impacto, que traz resultados para a empresa”, disse ele, dando dicas para distinguir o que de fato é inovação, para que não seja confundido com melhoria ou adequação. “É preciso ter clareza e ver a inovação além do produto. E esta inovação deve ser induzida por ferramentas e métodos específicos”, destacou.

Maximiliano Carlomagno lembrou ainda que fatos inovadores vêm de todos os lados, e não somente das equipes internas. “Acreditar que todas as ideias e soluções para os problemas estão na própria equipe é errado. As soluções não estão todas dentro de casa”, afirmou. Depois da palestra, a presidente da CICS, Simone Leite, intermediou uma série de perguntas ao palestrante. “Esta palestra tem muito a ver com o momento que estamos passando. Precisamos nos reinventar, inovar, tanto interna como externamente”, enfatizou Simone.

MARCAS & LÍDERES – Durante o Almoço de Ideias foi apresentada oficialmente a 14ª edição do Prêmio Marcas & Líderes, promoção conjunta da CICS, jornal Diário de Canoas e Ulbra Canoas, que será realizada no dia 4 de novembro. A pesquisa deste ano estará relacionada novamente ao tema da sustentabilidade. As empresas STV, Imobiliária Muck e Banrisul Armazéns Gerais foram as primeiras a garantir o patrocínio ao evento, assumindo três das oito cotas disponíveis.

O Almoço de Ideias teve o patrocínio da Unimed Porto Alegre, Bebidas Fruki e Tavares e Panizzi Sociedade de Advogados.

De Zotti – Assessoria de Imprensa