Considerado setembro o mês decisivo para a discussão do aumento da carga tributária, empresários de Canoas  estão mobilizados.

A CICS – Camara de Indústria Comercio e Serviço de Canoas, município que tem sofrido com a desaceleração da economia e com o desemprego, tem se manifestado contrário ao aumento do ICMS. Aproveitando a movimentação da BR 116 e da EXPOINTER, os empresários estarão chamando a atenção dos Deputados  Estaduais com dizeres “Deputados, vamos lembrar do seu voto – Vote não ao aumento de impostos” e “Trabalhador, você vai pagar a conta – não ao aumento de impostos”.

A presidente da CICS e VP da FEDERASUL, Simone Leite destaca que o aumento de impostos não resolve o problema do Estado e traz prejuízo para a sociedade já que essa é uma medida fácil e o problema se resolve com medidas mais radicais. ” A massa salarial não aumentou, o poder de consumo vai cair, por consequência a arrecadação de tributos também.”

A diretoria da entidade é enfática em dizer que na campanha os deputados se manifestaram contrários ao aumento da carga tributária. “Recebemos muitos candidatos que foram eleitos, aqui assumiram o compromisso com a classe produtiva e agora precisamos de coerência e de respeito. Nós estaremos apoiando o governador para que ele tome as medidas necessárias para equilibrar as contas do RS, mas não toleramos receber a responsabilidade de sozinhos fazer o sacrifício, é sempre o contribuinte que paga a conta e não recebe as contrapartidas” destaca Simone.

A perda de competitividade na atração de novos investimentos é outro ponto lembrado, já que gera efeito cascata e a  receita do RS não para de crescer. Nos últimos 15 anos a receita de ICMS  dobrou em termos reais.

JC_0033_web

FOTO: João Castro

JC_0033