Canoas/RS – A Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Canoas (CICS) sediará no dia 9 de outubro, com início às 19h, um evento especial para divulgar as ferramentas disponíveis para o acompanhamento dos gastos públicos das prefeituras gaúchas.

O objetivo é esclarecer e incentivar a comunidade a utilizar os instrumentos de controle das obras e investimentos realizados em suas comunidades. O evento contará com a participação do diretor-geral do Tribunal de Contas do Estado, Valtuir Pereira Nunes e das associações comerciais e câmaras de indústria, comércio e serviços de várias cidades, por meio da Regional Vale do Sinos da Federasul.

“Temos uma forma eficiente e acessível a todos para acompanhar de perto os gastos públicos. Entendemos que as entidades podem ser agentes fiscalizadoras destes valores”, antecipa a presidente da CICS, Simone Diefenthaeler Leite.

DADOS ABERTOS – O Tribunal de Contas do Estado lançou recentemente o portal de dados abertos da instituição. No novo espaço virtual estão disponíveis informações referentes a receitas e despesas de prefeituras, câmaras, fundações e autarquias desde o exercício de 2006. O TCE vem adotando ações que objetivam consolidar a Lei de Acesso à Informação e também permitir a colaboração e participação dos cidadãos no acompanhamento e fiscalização de políticas e ações de governo.

As informações estão em formato bruto, conforme enviados pelos órgãos de origem – sem, portanto, tratamento ou análise por parte do TCE-RS e os dados consolidados sobre os percentuais de gastos em educação e saúde, bem como limites da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) já analisados pela Corte.  A disponibilização de dados abertos consiste na publicação e disseminação dos mesmos na Internet, compartilhados em formato bruto e sem restrições de uso, para a captura automatizada e a criação de aplicações digitais. Os dados são considerados abertos quando estão disponíveis em formato que possa ser apreendido por máquina, podendo ser utilizados livremente e redistribuídos a qualquer pessoa.

De Zotti – Assessoria de Imprensa, com informações da Assessoria de Imprensa do TCE-RS