O Almoço de Ideias desta segunda-feira, 12 de Dezembro, foi o último do ano de 2016 e realizado em parceria com a CDL Canoas. Contou com a presença do prefeito eleito Luiz Carlos Busato e da vice-prefeita eleita Gisele Uequed. A proposta do evento foi proporcionar um momento para as entidades CICS e CDL, em nome de seus associados, se colocarem à disposição e auxilio ao governo municipal em ações em prol do desenvolvimento da cidade de Canoas, para isso foram redigidas, lidas e entregues no evento Cartas Abertas para vereadores e prefeito, onde estão apresentados o posicionamento e algumas e opiniões das duas entidades sobre ações para o governo municipal nos próximos anos.

O Prefeito Busato aproveitou a oportunidade para apresentar as metas para a gestão e também os secretários que já estão compondo a equipe. Neste evento ele anunciou o nome de Felipe Martini como Secretário de Desenvolvimento Econômico.

Acompanhe as Cartas Abertas:

 

Canoas, 12 de dezembro de 2016.

 

Referente: CARTA ABERTA AO PREFEITO

A CÂMARA DA INDÚSTRIA, COMÉRCIO E SERVIÇOS DE CANOAS – CICS CANOAS e a CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE CANOAS – CDL CANOAS, manifestam ao Prefeito eleito suas congratulações pela vitória nas eleições municipais do corrente ano, desejando todo o sucesso possível para sua gestão.

Interessados no crescimento econômico e social da cidade, desde já, as entidades colocam-se à disposição para colaborar para esse fim através de ideias e ações buscando o desenvolvimento de pessoas e do mercado local.

As entidades subscritoras não poderiam deixar de fazer eco ao anseio de toda a sociedade que deseja uma administração norteada pela moralidade, honestidade, discernimento na aplicação das verbas públicas e, sobretudo, retorno eficiente dos tributos arrecadados em benefício de todos os contribuintes.

De forma propositiva, exemplificativamente, relacionam iniciativas que entendem ser necessárias para permitir que os empreendimentos tenham viabilidade econômica, podendo gerar receitas ao município, empregos e cumprir seu papel social:

  1. Secretarias Municipais

Preenchimento dos cargos baseado em critérios de capacidade e conhecimento técnico pertinente.

  1. Observatório Social

Apoio do Prefeito para implantação e manutenção do Projeto Observatório Social, uma instituição não governamental e sem fins lucrativos formada por voluntários, que contribui para a melhoria da gestão pública através do acompanhamento das licitações, do emprego dos recursos públicos, da educação fiscal, da inserção das micro e pequenas empresas nos processos licitatórios e da construção de indicadores para a gestão pública, agindo no fluxo das ações antes que os recursos sejam gastos.

  1. Aeromóvel

Reavaliação da viabilidade técnica e econômica, em razão da atual conjuntura, para a implantação deste sistema de transporte.

  1. Alvarás de licença

Reavaliação de critérios para concessão de alvarás com objetivo de não impedir o estabelecimento de uma atividade viável, não geradora de impactos negativos à vizinhança, à mobilidade urbana e ao meio ambiente, e geradora de renda e emprego, em razão da classificação da região.

  1. Canal aberto entre as entidades, Prefeito e Secretários

Reuniões periódicas da CICS, CDL e demais entidades empresariais interessadas com Secretários e Prefeito, para fins de conhecimento dos projetos e possibilidade de agregar sugestões, no intuito de contribuir e otimizar o bom andamento das ações.

  1. Relacionamento com a CORSAN

Revisão da relação entre o serviço prestado pela CORSAN, notadamente em relação ao saneamento básico, e o custo mensal gerado para o Município.

  1. Certificado de Inspeção Predial

Reavaliação da legislação municipal que trata do Certificado de Inspeção Predial, diante da dificuldade ou até mesmo impossibilidade de cumprimento.

  1. Segurança Pública

8.1. Articulação e integração das Polícias Civil, Militar, Bombeiros e Guarda Municipal, para ações permanentes, ostensivas e integradas, no intuito de melhorar a percepção de segurança por parte do cidadão e de coibir iniciativas criminosas.

  1. Medidas de apoio ao comércio local

9.1. Não permitir atividades comerciais irregulares, de fora do município ou não, em prejuízo do comércio local, como, por exemplo, feiras ambulantes e caminhões em praças públicas expondo móveis e outras mercadorias, muitas vezes próximos de lojas estabelecidas com custos de alugueis, impostos e outros;

9.2. Criar e implantar uma solução definitiva para a localização dos camelôs, notadamente os do centro da cidade, não permitindo a ocupação da via pública;

9.3. Fiscalização efetiva do comércio de produtos irregulares;

9.4. Fiscalização rigorosa dos pontos de venda ambulante de alimentos.

  1. Saúde

Atenção prioritária aos pontos de atendimento de saúde do Município (HPS, Hospital Universitário e UPA’S) para que sejam utilizados em sua capacidade máxima (atendimento e leitos), bem como, para que qualifiquem cada vez mais o atendimento à população.

  1. Mobilidade urbana

Estudo de melhorias que permitam melhor fluxo de veículos e pedestres, estacionamento e reposicionamento das faixas de segurança.

  1. Áreas alagáveis

Gestionar junto ao Comitê Sinos, no sentido de que não sejam implementadas quaisquer medidas que resultem em prejuízo das áreas localizadas em Canoas.

Como integrantes da comunidade, as entidades, por meio de seus diretores e associados, têm muito a contribuir para o progresso do Município. Para tanto, é preciso aproximação e trabalho integrado. As reuniões sistemáticas propostas no ítem 5 tem este objetivo e poderão somar significativamente ao modelo de gestão.

Na certeza de que juntos podemos transformar nossa cidade. Contem conosco!

Luiz Carlos Stefani – Presidente da CICS CANOAS

Paulo Ricardo Fritzen – Presidente da CDL CANOAS

 

 

Canoas, 12 de dezembro de 2016.

 

Referente: CARTA ABERTA AOS VEREADORES ELEITOS NO MUNICÍPIO DE CANOAS

 

A CÂMARA DA INDÚSTRIA, COMÉRCIO E SERVIÇOS DE CANOAS – CICS CANOAS e a CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE CANOAS – CDL CANOAS, manifestam aos Vereadores eleitos suas congratulações pela vitória no pleito municipal do corrente ano.

Nossas entidades fazem eco ao desejo do povo canoense que depositou seu voto de confiança em cada um dos eleitos, gerando a importante responsabilidade de corresponder a essa outorga.

Não podemos esquecer do recado que está sendo dado todos os dias através de notícias sobre a crise na economia e na política: as coisas precisam mudar. Precisamos de foco total em ações que promovam o crescimento da cidade, trazendo desenvolvimento às pessoas e às empresas, a profissionalização da gestão por meio de projetos que contribuam efetivamente com as melhorias necessárias para Canoas, entre outros.

Cada Vereador é parte importantíssima desta mudança: recebeu milhares de votos e carrega o dever de bem representá-los por meio do correto cumprimento da sua função fiscalizadora das atividades públicas e da gestão dos recursos municipais, ter postura proativa e propositiva no trabalho em leis municipais de real relevância e efetivo significado para a comunidade.

O Brasil pede evolução de toda a sociedade. Há uma oportunidade para Canoas dar esse exemplo mostrando ações de primeira grandeza, das quais o progresso e as boas práticas formem o eixo central. Contamos com vocês para atingirmos este objetivo.

Nosso anseio é pelo crescimento econômico e social da cidade. Desde já, nos colocamos à disposição para colaborar com ideias, reuniões e ações, buscando o progresso das pessoas e do mercado local. Contem conosco!

Acompanharemos atentamente e propositivamente o trabalho da Câmara Municipal a fim de manter sempre presente a ideia de parceria e como forma de exercermos, perante às empresas associadas e às pessoas que as integram, nossa função representativa.

Desejamos o máximo sucesso para que os desígnios dos importantes cargos que ocuparão em alguns dias sejam plenamente atendidos.

Luiz Carlos Stefani – Presidente da CICS CANOAS

Paulo Ricardo Fritzen – Presidente da CDL CANOAS