Uma BR-116 mais bonita, aprazível e que contente tanto motoristas, quanto comerciantes e população que circula no entorno dela. Isso tudo está incluso na proposta de revitalização da BR apresentada à diretoria da Cics, pela Secretaria Municipal de Projetos Especiais, Capacitação e Inovação de Canoas, Thaís Pena.
O programa apresentado visa encontrar soluções arquitetônicas para tornar mais bonita a vista de quem passa pela BR. Canoas é historicamente conhecida tanto por ser cidade dormitório quanto por ser divida ao meio por uma estrada. A ideia da Prefeitura, segundo Thaís, é acabar com esse primeiro problema aumentando o sentimento de pertencimento do canoense, que, com um dos seus cartões postais revitalizado, verá sua cidade com outros olhos. Para a outra questão, da BR, as mudanças devem deixar mais “leve” a visão de quem passa diariamente por ali. Um exemplo do projeto, que poderá se estender até 2016, é o ajardinamento feito em uma das entradas da cidade, quem vem no sentido Porto Alegre/interior. Ao longo do andamento do projeto, a ideia é que alguns viadutos, que hoje têm cara de sujo dada a falta de cor, ganhem tinta nova. Os pés das passarelas receberão jardins.
No que tange o comércio, Thaís disse que a principal reclamação ouvida é de que pessoas não circulam pela calçada das ruas paralelas à BR por medo da quantidade de caminhões que passam por ali. “Já conversamos com o DNIT e vamos colocar placas que indiquem o caminho da BR-448, para que assim os caminhoneiros migrem para essa outra rodovia”, disse. Também está em andamento conversa com os comerciantes para a revitalização das suas faxadas.
A presidente da Cics, Simone Leite, agradeceu a presença de Thaís e parabenizou o trabalho. “É, precisamos de fato, aumentar o sentimento de pertencimento dos canoenses , e a estrada é parte importante da nossa cidade, então valorizar e humanizar a via é uma boa iniciativa” analisa Simone Leite.