A CICS Canoas recebeu nesta segunda-feira, dia 13 de maio, o Gerente Geral da Refinaria Alberto Pasqualini (REFAP), senhor Osvaldo Kawakami, para o Almoço de Ideias. O Gerente Geral da REFAP vem a CICS CANOAS falou, entre outros assuntos, sobre a atuação da PETROBRAS no Rio Grande do Sul, bem como sobre o pré-sal.

Kawakami atua na Petrobras há 40 anos, tendo ocupados várias gerências em diversas regiões do Brasil, antes de assumir a Gerência Geral da REFAP em outubro de 2018. Participou de várias Missões Internacionais, como em Equador, USA, Líbia, Angola, China, Vietnam, Camboja, Singapura, Coreia, Indonésia, África do Sul, e Malásia; e foi representante da PETROBRAS no Japão durante 12 anos além de Presidente & CEO da NanseiSekiyu K.K. , a empresa de refino e comercialização de derivados no Japão.

Kawakami com sua vasta experiência falou aos presentes do Almoço de Ideias sobre alguns procedimentos da refinaria, além de apresentar sobre o processo do pré-sal, o que é como é feita a extração e administrado. O gerente geral da REFAP mencionou que o mercado que a unidade de Canoas atende equivale a todo o mercado do Chile; possuem clientes nas áreas de GLP, combustíveis, asfalto, e industriais.

Possuem um rígido controle ambiental nas queimas para não agredir o meio possuem captação de água, própria, além de uma estação de tratamento de efluentes. Ainda mais, a refinaria produz energia. O gestor, também relatou que aqui em Canoas o Flare (chaminé) da REFAP chama muito a atenção das pessoas e que o mesmo é um mecanismo de segurança, ou seja, ele funcionando quer dizer que a operação está segura, fogo ou fumaça fora do Flare aí então é perigoso.

Outro ponto interessante é a operação atual da refinaria, muito ligada à tecnologia. Osvaldo contou que hoje é tudo muito digitalizado, a operação controlada através de uma central. Possuem mecanismo inteligência artificial principalmente na parte de recursos humanos e um simulador de processos, ambos em fase de implementação. Além disso, utilizam recursos de realidade aumentada para alguns procedimentos.

Finalizando o gestor refletiu que, como parte do ICMS da Refinaria vai para entidades como a CICS, os associados tem papel fundamental na fiscalização do destino desta verba. Atualmente, a Petrobras investe em oito unidades no país.

O evento ocorreu no dia 13 de maio, segunda-feira, das 11h45min às 14h, no Salão Nobre da CICS. O Gerente Geral da REFAP, Osvaldo Kawakami relatou que a refinaria está a disposição para visitas.

Fotos: João Castro

Cobertura completa, acesse aqui!