Tramita na administração municipal a alteração do Plano Diretor de Canoas. Na última semana foram realizadas audiências públicas com a comunidade, para entender quais os principais anseios da população. A CICS, preocupada com o desenvolvimento econômico de Canoas, está atenta a esse assunto e, através de ofício, solicitou ao Instituto Canoas XXI uma cópia das alterações propostas. A entidade sugere mudanças que impactariam tanto para a chegada de novos empreendimentos quanto medidas que facilitariam o trânsito e a qualidade de vida dos canoenses. Confira parte do documento enviado pela Cics com todas as sugestões realizadas:
Sugerimos reduzir as áreas industriais para áreas mistas:
1. Alterar para ZONA MISTA as áreas que compreendem desde a “Vala da Curitiba” até a divisa com Esteio;
2. Contemplar ZONA MISTA na borda da BR 448, além de indústria e logística;
3. Revisar a área ao leste da Av. Frederico Ozanan, de forma a contemplar ZONA MISTA;
Considerando a importância do centro da cidade e os projetos da administração municipal, bem como a melhoria da BR 116, que beneficiará o comércio do centro, sugerimos:
4. Revisão dos recuos laterais na Zona Central da cidade e alteração dos índices;
5. Revisão dos recuos viários;
6. Edificar os estacionamentos no centro da cidade;
Considerando a consolidação dos centros comerciais e ampliação dos serviços nos quadrantes da cidade, apresentamos as adequações necessárias:
7. Restringir a instalação de novas transportadoras e operadores logísticos em centros de comércio e serviços;
8. Revisão dos recuos viários na cidade;
9. Revisar a ampliação da obrigatoriedade de estacionamento em novos empreendimentos;
Considerando as necessidades das famílias e a busca por qualidade de vida, precisamos oportunizar a consolidação de condomínios urbanísticos. Para tanto se faz necessário:
10. Conceituar condomínio urbanístico;
Considerando que atualmente diversas empresas esbarram na impossibilidade de instalarem-se devido ao fato de que o enquadramento é baseado pelo tipo de atividade empresarial, ocorre que muitas empresas possuem tipologia restritiva, mas que no entanto não causam impacto de vizinhança nem poluição, sugerimos:
11. Analisar os critérios de liberação de indústrias e atacados;
E para encerrar, apontamos um item que interfere na mobilidade urbana:
12. Definir área para treinamento de autoescola.