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Tramita na administração municipal a alteração do Plano Diretor de Canoas. Na última semana foram realizadas audiências públicas com a comunidade, para entender quais os principais anseios da população. A CICS, preocupada com o desenvolvimento econômico de Canoas, está atenta a esse assunto e, através de ofício, solicitou ao Instituto Canoas XXI uma cópia das alterações propostas. A entidade sugere mudanças que impactariam tanto para a chegada de novos empreendimentos quanto medidas que facilitariam o trânsito e a qualidade de vida dos canoenses. Confira parte do documento enviado pela Cics com todas as sugestões realizadas:

 

Sugerimos reduzir as áreas industriais para áreas mistas:

1. Alterar para ZONA MISTA as áreas que compreendem desde a “Vala da Curitiba” até a divisa com Esteio;
2. Contemplar ZONA MISTA na borda da BR 448, além de indústria e logística;
3. Revisar a área ao leste da Av. Frederico Ozanan, de forma a contemplar ZONA MISTA;

 

Considerando a importância do centro da cidade e os projetos da administração municipal, bem como a melhoria da BR 116, que beneficiará o comércio do centro, sugerimos:

4. Revisão dos recuos laterais na Zona Central da cidade e alteração dos índices;

5. Revisão dos recuos viários;
6. Edificar os estacionamentos no centro da cidade;
Considerando a consolidação dos centros comerciais e ampliação dos serviços nos quadrantes da cidade, apresentamos as adequações necessárias:

7. Restringir a instalação de novas transportadoras e operadores logísticos em centros de comércio e serviços;
8. Revisão dos recuos viários na cidade;
9. Revisar a ampliação da obrigatoriedade de estacionamento em novos empreendimentos;

 

Considerando as necessidades das famílias e a busca por qualidade de vida, precisamos oportunizar a consolidação de condomínios urbanísticos. Para tanto se faz necessário:

10. Conceituar condomínio urbanístico;

 

Considerando que atualmente diversas empresas esbarram na impossibilidade de instalarem-se devido ao fato de que o enquadramento é baseado pelo tipo de atividade empresarial, ocorre que muitas empresas possuem tipologia restritiva, mas que no entanto não causam impacto de vizinhança nem poluição, sugerimos:

11. Analisar os critérios de liberação de indústrias e atacados;

 

E para encerrar, apontamos um item que interfere na mobilidade urbana:

12. Definir área para treinamento de autoescola.