A Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Canoas – CICS vem a público manifestar posição contrária ao novo projeto de elevação da carga tributária, proposto pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul através do PL 246.

A autorização da Assembleia Legislativa para que fossem implementadas as alíquotas de 18% e 30% no ICMS tem caráter provisório, devendo se encerrar em 31.12.2020. E assim deve ser! O adiamento dessas alíquotas por até 4 anos configura desrespeito à sociedade gaúcha, sobretudo em um ano de extremas dificuldades financeiras e econômicas causadas pela pandemia da COVID-19.

Esperamos do Senhor Governador e Deputados Estaduais sensibilidade neste momento de superação de crise, com a adoção de medidas realmente inovadoras e incentivadoras da atividade econômica. Não se conserta as contas públicas aumentando a carga tributária. A História já mostrou! O Estado do Rio Grande do Sul perde competitividade a cada vez que um governante decide elevar os nossos tributos, gerando, por consequência, desemprego e queda na renda das pessoas.

Por outro lado, o velho expediente de aumentar impostos no “apagar das luzes” do ano, aproveitando-se da suposta distração da sociedade, já é bem conhecido pelas entidades representativas, e não será admitido pelos Gaúchos.

Chega de mais impostos! Chega das velhas práticas políticas!