A última edição do Almoço de Ideias da CICS teve a segurança pública como foco, e ninguém melhor do que o responsável pela área no governo estadual,Vice-governador Ranolfo Vieira Jr., para apresentar o presente e o futuro desse tema para o nosso estado.

Em sua fala, o Vice-governador discorreu sobre o Programa RS Seguro, iniciativa do Governo do Estado orientada em torno de quatro eixos – combate ao crime, políticas sociais preventivas e transversais, serviços de segurança e sistema prisional.

Buscando integrar as ações policiais entre os órgãos para reduzir a criminalidade, o programa atua de maneira transversal, abrangendo várias secretarias e órgãos públicos.

Diante de um cenário em que o governo possui um espaço fiscal limitado com reduzida capacidade de investimento, as políticas públicas não poderão estar baseadas simplesmente na expansão do gasto público, sendo essencial priorizar medidas com maior retorno social.Assim, cada um dos eixos destacados será desmembrado em metas e respectivas ações práticas, de curto, médio e longo prazo, orientadas pelo tripé integração, inteligência e investimento qualificado.

Além disso, o governo trabalha com a ideia de que a violência é uma questão que vai além da segurança, sendo também um desafio social e econômico. Para embasar essa visão, o Vice-governador apresentou dados impactantes sobre os custos da criminalidade e o impacto positivo que a educação pode gerar no combate à violência, tais como:

– Para cada homicídio de jovens de 13 a 25 anos, o valor presente da perda da capacidade produtiva é de cerca de 550 mil reais. A perda cumulativa de capacidade produtiva decorrente de homicídios, entre 1996 e 2015, superou os 450 bilhões de reais.

– Para cada 1% mais de jovens entre 15 e 17 anos nas escolas, há uma diminuição de 2% na taxa de homicídios;

– Homens com até 7 anos de estudo possuem 15,9 mais chances de ser vítima de homicídios do que aqueles com nível universitário.

Desse modo, o foco inicial das políticas serão os bairros com altos índices de violência e mais vulneráveis no aspecto socioeconômico, oferecendo alternativas e oportunidades atrativas aos jovens destas regiões para mantê-los longe do crime.

Em relação aos serviços de segurança, foi destacado que o objetivo é melhorar o atendimento nas ações prestadas pela segurança pública, desde a delegacia online até o prazo de resolução com uma resposta.

A revitalização e ampliação do sistema prisional formam outro eixo do programa, como forma de possibilitar a ressocialização dos apenados e garantir condições para o cumprimento das penas restritivas de liberdade. O objetivo principal, segundo indicado, será a redução do déficit de vagas e a qualificação operacional e de gestão.

Por fim, o Vice-governador enfatizou a queda nos indicadores de criminalidade no RS, em especial a queda nos crimes contra a vida. Apesar da melhora nos números, foi destacado que o objetivo do governo é seguir reduzindo os índices, entretanto, esses resultados são uma importante demonstração de que o estado está no caminho certo para oferecer à população um ambiente mais civilizado para residir e investir.

 

Confira alguns registros do Almoço de Ideias:

Fotos: João Castro

Cobertura completa AQUI.