Foi agraciado com a Medalha Pinto Bandeira, maior honraria do município, em memória ao ex-presidente da CICS CANOAS, senhor Johannes Engel, um visionário empreendedor e idealizador do Conjunto Comercial de Canoas, que trouxe, de maneira pioneira entre os demais centros de compras brasileiros, as primeiras salas de cinema localizadas no mesmo ambiente, o projeto Multicine, nas décadas de 80 e 90, exibindo três filmes ao mesmo tempo.

Em Canoas, Johannes desenvolveu sua atividade empresarial e sempre soube que a cidade cresceria muito e que precisaria de pessoas empreendedoras. Quando presidiu a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Canoas (CICS) atraiu muitas empresas que são instaladas no município até hoje, ainda presidindo a CICS, viu ser concretizado o sonho de melhoria das comunicações em Canoas, com a inauguração, em 1970, da Central Telefônica de Canoas.

A medalha foi entregue ao Vice-Presidente de Comunicação e Marketing da CICS, o Sr. Arno Engel, representando a família. Também foi concedida à professora, doutora, historiadora e coordenadora do projeto “Canoas – para lembrar quem somos”, Cleusa Maria Gomes Graebi e ao ex-jogador e treinador do Sport Club Internacional, Paulo Roberto Falcão.

A cerimônia aconteceu na manhã desta quinta-feira (21), na Praça da Emancipação, e abriu oficialmente a programação da Semana de Canoas, referente ao aniversário de 79 anos da cidade, comemorado no dia 27 de junho. A CICS CANOAS homenageia a cidade por seu aniversário, na pessoa do senhor Prefeito Municipal, Luiz Carlos Busato, pelo seu crescimento e desenvolvimento e seus 79 anos de emancipação político-administrativa.

A programação da Semana de Canoas conta com diversas atividades do dia 22 ao dia 27 de junho, e será finalizada com a entrega da Medalha da Defesa Civil, no auditório da Feira do Livro, na Praça da Bandeira e lançamento do projeto Canoas 360º.

Medalha Pinto Bandeira

A medalha foi criada pelo decreto 159 de 1981 e é destinada a personalidades que tiverem prestado relevantes serviços em favor do ser humano, do município de Canoas, do estado ou do país. A medalha é a honraria máxima da cidade de Canoas, é outorga de reconhecimento público e gratidão à pessoa que a recebe. Teve esta denominação em homenagem ao herói Francisco Pinto Bandeira que aqui chegou em 1733, dando início ao povoamento de Canoas.

Informações: imprensa prefeitura de Canoas.