Em Osório, no dia 26 de janeiro, foi realizada a primeira Reunião de Integração de 2018 da FEDERASUL. Nesta ocasião o presidente Gildo Viegas Tavares pode realizar a sua apresentação e a da CICS CANOAS para os demais participantes, que também apresentaram suas associações. Também estiveram presentes o ex-presidente Luiz Carlos Stefani, além de presidentes, dirigentes e executivos das demais associações empresariais do Estado.

Um destaque importante desta Reunião é que a FEDERASUL colocou em discussão a adesão do Rio Grande do Sul ao Plano de Recuperação Fiscal, cujas votações iniciam hoje (29) na Assembleia Legislativa. De acordo com o relato do presidente, Dr. Gildo, caso não seja aprovado, serviços como saúde e segurança poderão ficar comprometidos imediatamente, instalando-se uma situação muito preocupante. O Plano não seria a solução definitiva, mas é a única alternativa que permitiria um tempo para a busca de outras soluções, como a obtenção de novos financiamentos e a manutenção da suspensão dos pagamentos da dívida.

Também foi enfatizada a importância da presença dos representantes das entidades no plenarinho da Assembleia Legislativa em defesa das propostas encaminharas pelo governo. “Os defensores da manutenção do status, que estarão em massa, precisam mostrar aos deputados que a maioria dos gaúchos quer as mudanças”, afirma o ex-presidente da CICS Luiz Carlos Stefani, e Conselheiro do Conselho Superior da Federasul (gestão 2017-2019). A Federasul, juntamente com outras entidades, está coordenando este movimento.