Sala de Reuniões cheia para a AGE

A força do interior do Estado terá novo impulso na Federasul a partir da alteração dos estatutos da entidade aprovada nesta quarta-feira (18.01) durante a maior Assembléia Geral Extraordinária (AGE) realizada na história de 84 anos. Batendo recordes de quórum (quase 100 participantes, a maioria absoluta vinda do interior do Estado) a reunião  aprovou por unanimidade o novo modelo que vai ditar as regras da Federasul. “Mais moderna, a Federasul cria ferramentas que permitirão maior envolvimento do interior nos destinos da entidade”, comemora o presidente José Paulo Dornelles Cairoli, quem iniciou, comandou e conduziu o processo de mudança.

Com o novo estatuto, o interior ganha espaço, agrega força e amplia o comprometimento junto à entidade, podendo, inclusive, e esta foi a principal mudança, fazer seu presidente. Até então, os presidentes da Federasul, eram indicados pela mantenedora da entidade, a Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA). Agora, com a nova categoria, dividida em seis faixas, de mantenedoras, muda o poder de influência na eleição do novo presidente.

O nome de Conselho Deliberativo da Federasul passa a ser Conselho Superior e cada uma das 24 regiões (seguindo o exemplo dos Coredes) indicará, por votação entre as suas filiadas, o seu candidato a vice-presidente regional e também o diretor. A AGE foi presidida por Anton Karl Biedermann, presidente do agora Conselho Superior.

Os novos estatutos, com 61 artigos, serão agora registrados em cartório para serem publicados no site da Federasul (WWW.federasul.com.br). A AGE desta quarta-feira (18.02), é a 16ª da história da Federasul realizada com esta finalidade.