Fechando a Semana Global do empreendedorismo, a CICS por meio dos Núcleos da Mulher Empresário e do Jovem Empreendedor foram realizadas duas atividades no dia 19 de novembro: Um dia abordo do Estaleiro Liberdade e o Hackathon CICS Canoas.

O dia começou abordo do Estaleiro Liberdade, uma escola de empreendedorismo que promove a autonomia através do autoconhecimento, que desenvolveu atividade no espaço Map Coworking a fim de proporcionar aos participantes vivenciar um pouco do que é o Estaleiro Liberdade. Foi promovida uma manhã de conexões, experiências e conversas significativas, por meio de ferramentas aplicadas na jornada dos marujos, como são denominado os participantes do processo. Foram trabalhadas ferramentas como: Comunicação não violenta, Art of Hosting, Dragon Dreaming e Ponto Doce.

Ao mesmo tempo em que o Estaleiro ancorava no espaço Map Coworking, ocorria no Unilasalle o Hackathon CICS Canoas, que se estendeu por toda a tarde. A atividade teve como objetivo reunir pessoas com interesse no empreendedorismo para um evento de colaboração e cocriação. Entre os presentes tiveram alunos, empresários e empreendedores. Objetivo central foi desafiar os participantes a pensar em uma solução para valorizar a economia local de Canoas frente a grande concorrência que tem pela proximidade com Porto Alegre. Foram desenvolvidas dinâmicas de cocriação para desenvolver um pré-projeto que fosse viável e que pudesse solucionar a problemática sugerida. Ocorreram debates sobre a vocação da cidade e os diferenciais que Canoas possui frente as outras cidades, também foi pensado a possibilidade de resgatar o pertencimento do Canoense pela cidade. Um grupo de mentores acompanhou o processo auxiliando no direcionamento da ideias e instigando a colocar a “mão na massa” e produzir de fato algo que pudesse ser entregue a comunidade. Os projetos foram apresentados a uma banca que validou e sugeriu alguns pontos de melhoria para que pudessem ser desenvolvidos, de fato.

Um destaque foi a formação de uma comissão composta pelos participantes e uma data de reunião para criação de um grupo que possa dar sequência ao projeto. “É muito estimulante realizar este tipo de evento pois mostra que quando temos empreendedores juntos não ha limite para cocriação e construção de soluções coletivas. Fico muito feliz em ter conduzido a atividade e contribuído para melhoria da cidade de Canoas com pessoas tao comprometidas e engajadas, resta agora saber quando poderemos ver na rua o projeto!”, destaca Timóteo Farias consultor e condutor da atividade.

A Semana Global de Empreendedorismo da CISC Canoas, encerrou com “chave de ouro” com essas duas produtivas atividades. O projeto encerra 2016 já consolidado como um forte movimento empreendedor em Canoas. Que venha 2017!