Buscando manter os seus associados e empresários de Canoas sempre bem informados, a CICS Canoas lançou, no mês de abril, duas novas formas de levar conteúdo ao canoense: uma coluna quinzenal no Jornal Diário de Canoas, e uma Série de vídeos sobre “Histórias de Canoas” em suas redes.

O espaço no Diário de Canoas tem o objetivo de divulgar a opinião da CICS sobre os mais diversos assuntos de interesse do empresariado canoense.
O convidado para estrear a coluna na edição do dia 19/04 foi o Presidente do Conselho Consultivo, Dr. Gildo Tavares, que falou um pouco da história da Entidade ao longo dos seus 81 anos.

Confira o conteúdo da coluna:

CICS Canoas: 81 anos de história

No ano de 1939, alguns empresários de Canoas reuniram-se em torno de um objetivo: a criação do Município.

Alguns meses depois, criaram a associação comercial, mais precisamente em 17 de janeiro de 1940, data de fundação da entidade que hoje, abrangendo outros segmentos de representatividade, se chama Câmara da Indústria, Comércio e Serviços de Canoas (CICS Canoas). Este relato pode ser melhor visto no Livro CICS CANOAS História, Ideais & Inovação (reeditado no ano de 2019), o qual retrata a história da entidade, que em muito se entrelaça com a própria história da cidade de Canoas.

Na sua trajetória, a CICS Canoas, por meio de seus associados e Diretoria, sempre esteve acompanhando e ativamente participando de pautas e movimentos que não apenas interessavam aos empresários, mas que também influenciavam no desenvolvimento da cidade e no bem estar de seus cidadãos.

Não poderia ser diferente, pois sua missão sempre foi congregar e tornar forte a classe empresarial, lutando pelo crescimento da cidade e por um melhor ambiente para os negócios, o que também gera melhores condições de vida na comunidade canoense.

Desde o início de 2020, temos convivido com a Pandemia, totalmente inesperada, que provoca insegurança, incertezas e temor pela nossa vida e pela vida das outras pessoas, tanto pela saúde como pelas condições de sobrevivência e bem estar, diretamente ligadas à manutenção das atividades empresariais.

Mesmo assim, a CICS Canoas se manteve firme em seus propósitos, adaptando-se da melhor maneira possível, sem fugir da sua missão, sem ignorar sua história e seus ideais, como sempre ocorreu.

Desde o início da Pandemia, a CICS Canoas tem atuado de maneira forte no combate às consequências desta insólita doença, com iniciativas importantes, entre elas, a criação de comissões com Diretores e Nucleados para gestões junto ao Município para ações de combate a COVID-19; Arrecadação de doações e compra de equipamentos de proteção e outros bens necessários aos Hospitais; Realização de live sobre o Tratamento Precoce; Campanhas para arrecadação de alimentos e de conscientização para a prevenção contra o vírus; Distribuição de máscaras e etc.

Tem defendido a manutenção da atividade empresarial com todos os cuidados necessários, a manutenção da economia ativa, enfim, o mínimo de dignidade para as pessoas.

Assim, a CICS Canoas vem desempenhando seu papel de apoiar os empreendedores e a cidade de Canoas, colaborando para a superação deste infortúnio.

Gildo Viegas Tavares
Presidente do Conselho Consultivo da CICS Canoas

______________________________________________



Já em suas redes sociais, em parceria com Agência Project, a CICS lançou a Série de vídeos “Histórias de Canoas”, que trará depoimentos, curiosidades e fatos, contando um pouco da história de nossa cidade.
O primeiro vídeo narra curiosidades sobre a implantação do Trensurb em Canoas, relatadas pelo atual Presidente da CICS, André Guindani, filho do Prefeito de Canoas à época do desenvolvimento dos projetos, Oswaldo Guindani.
Conhecer a História de Canoas é essencial para que possamos compreender nosso passado e desenvolver uma cidade ainda mais forte e estruturada.

Conheça nosso primeiro vídeo: