A CICS CANOAS, no dia 14 de setembro, acolherá em seu salão Nobre o evento de apresentação do 1º Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA). Canoas é um dos primeiros municípios do RS a imple­mentar uma agenda climá­tica e de sustentabilidade, cujas ações serão apresentadas neste evento, para autoridades e lideranças locais. Também estarão presentes os repre­sentantes da Rede Global Governos Locais pela Sustentabilidade (ICLEI) e do Ministério do Meio Ambiente. O evento ocorrerá a partir das 13h30min.

Desde 2017, Canoas, juntamente com Porto Alegre, está entre os associados da Rede Global Governos Locais pela Sustentabilidade, principal associação mundial de governos locais dedicados ao desenvolvi­mento sustentável.  Neste ano, foi programada uma agenda climá­tica e de sustentabilidade para a cidade, coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), nas pessoas do Secretário, Paulo Paim, e da Diretora Vera Maria Bini. Dentro desta agenda existem ações de implementação, que estão acontecendo desde maio. No dia 14 de setembro, ocorrerá a apresentação do 1º Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) para autoridades e lideranças locais, apresentando estes resultados às autoridades e lideranças da cidade.

A Diretora de Projetos Vera Maria Bini, explica que o evento tam­bém tem o objetivo de informar autoridades e empresários sobre as regras referentes ao Acordo de Paris, que determina metas de Contribuição Nacionalmente Determinadas (NDC) para serem cumpridas pelos países em dois períodos, 2025 e 2030. Também, o encontro apresentará as possibilidades de investimentos em projetos que visam minimi­zar os impactos ambientais com redução da geração/emissão de gases de efeito estufa.

Os próximos passos, depois da apresentação dos resultados para a implementação da agenda serão a composição do grupo responsável, a publicação do decreto formalizando o grupo e a apresentação para captação de investimentos.