Na noite da última terça-feira (08/10), a CICS-Canoas foi palco de um primoroso debate sobre os desafios e perspectivas da reforma tributária no Brasil. O evento contou com exposições do ex-governador Germano Rigotto e do advogado tributarista e vice-presidente da Federasul Anderson Trautman Cardoso.

Com a experiência de quem governou o Rio Grande do Sul e foi deputado federal por 3 mandatos, quando presidiu a Comissão de Reforma Tributária da Câmara dos Deputados, Germano Rigotto apresentou um breve histórico das discussões que envolveram o tema nas últimas décadas, bem como sobre a necessidade de aprovar uma reforma que simplifique a estrutura tributária brasileira.

Por outro lado, trazendo a visão de quem enfrenta diariamente os desafios da burocracia brasileira, o advogado e vice-presidente da Federasul Anderson Cardoso, destacou os principais pontos das Propostas de Emenda Constitucional (PEC 110 e PEC 45) que estão em debate no Senado e na Câmara de Deputados. Por fim, demonstrou confiança na aprovação de uma reforma que simplifica o sistema tributário brasileiro, principalmente por se tratar de uma medida que facilitaria a entrada do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Ao final do evento, o público presente teve a oportunidade de fazer perguntas aos palestrantes.