Diretor de Marketing do Inter, Jorge Avancini destacou o legado gerado pelo evento

Canoas/RS – Obras que não sairiam do papel em outras épocas, investimentos em infraestrutura viária, como por exemplo a BR 448, qualificação de milhares de pessoas, acesso a novas tecnologias e o início de uma mudança cultural foram alguns dos pontos destacados pelo diretor executivo de Marketing do Sport Club Internacional, Jorge Avancini, convidado especial do Almoço de Ideias promovido pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Canoas (CICS) nesta terça-feira (16).

Durante conversa mediada pela própria presidente da CICS, Simone Leite, Avancini relembrou sua trajetória profissional e seu trabalho no Inter, relacionando a necessidade de se atuar de forma planejada para atingir os resultados. “Não adianta ter dinheiro sem planejamento e não adianta ter planejamento sem dinheiro. A economia gaúcha deixará de faturar algo como 250 milhões de dólares por ter perdido a Copa das Confederações. Agora, cabe a nós aproveitarmos as oportunidades geradas pela Copa do Mundo”, afirmou o administrador de empresas.

Segundo ele, muitos pontos positivos ficarão para o chamado pós-copa, principalmente com relação às obras de infraestrutura. Mas o desafio será atrair a atenção dos turistas, para que estes gastem seus recursos de acordo com os interesses de cada cidade. “Segundo cálculos da FIFA, cada turista gasta, em média, 250 dólares por dia. Muitos deles usam a Copa do Mundo apenas como pretexto para fazer turismo e conhecer o país. O Rio Grande do Sul ficará em desvantagem com relação a outros estados, já que a Copa acontecerá no inverno. Então termos que pensar como atrair estes turistas para as nossas cidades. Precisamos ser criativos, pois não temos uma tradição turística”, disse Avancini.

QUALIFICAÇÃO – De acordo com a presidente da CICS, um dos legados que ficará mais evidente será mesmo a qualificação de milhares de pessoas. “Muitos já estão estudando novos idiomas e participando de cursos profissionalizantes. Este fato, aliado às obras de infraestrutura, certamente serão dois dos grandes benefícios após a Copa do Mundo”, lembrou Simone. O diretor de Marketing do Inter aproveitou para sugerir que as empresas dêem a devida atenção à área de marketing, mas com base num planejamento estratégico. “É preciso saber onde cada empresa quer estar daqui há 1, 5, 10 anos. E nada melhor do que adotar esta ferramenta, além de se manter sempre atualizado”, enfatizou Avancini.

De Zotti – Assessoria de Imprensa